O CD de Despedida do Noel Rosa pode ser adquirido no Grupo Noel.

História

Preparação para novo reencarne de Noel

1950:

1950: O mundo passava por uma série de transformações. A Segunda Grande Guerra acabara havia cinco anos, o mundo estava dividido entre a “liberdade burguesa” capitalista estadunidense e a “ditadura do proletariado” socialista soviética, as grandes nações européias estavam arrasadas, um sem número de países asiáticos e africanos começavam a declarar suas independências, a mulher começava a assumir um papel na sociedade que, até então, cabia apenas ao homem.

Enfim, o mundo estava em ebulição. Era o início dos anos dourados, de uma década que prometia prosperidade, paz e esperança aos povos da Terra.

Por aqui, vivia-se um momento de prosperidade. A democracia começava a se firmar, com a eleição de Getúlio Vargas para suceder ao presidente Dutra; e a única nota triste era a derrota do escrete nacional, na final da Copa do Mundo, disputada aqui mesmo, frente ao Uruguai.

E nessa ebulição toda, em uma pequena e bucólica cidade paulista, escondida atrás da serra, Noel Rosa, o poeta de Vila Isabel, boêmio e irreverente, agora desencarnado, ia ao encontro de uma jovem mulher, contando com seus trinta e cinco anos, para buscar compreender como viver aquela nova vida em que se encontrava e, ao mesmo tempo, auxiliá-la no cumprimento dos desígnios das tarefas por ela assumidas junto à espiritualidade.

Nascia, então, a parceria Noel/Martha que, durante seis décadas, renderam ao mundo um Grupo de consolo, amor e socorro – o nosso Grupo Noel -, inúmeros aprendizes do Evangelho espalhados pelo Planeta e um sem número de poesias, com algumas muitas se tornando música, sendo que o presente CD traz uma pequena mostra desse vasto material.

Aproveitem, então! Ouçam e cantem no volume máximo, cheios de amor, carinho e fraternidade nos corações!

Músicas:

O que fui e o que sou
Nesta poesia, Noel conta como ele chegou até a Vó Martha, relatando ainda o início do seu processo de Reforma Íntima.

Expressão maior
Composta em 1957, em uma simples caixinha de fósforos, é o testemunho de Noel Rosa sobre o verdadeiro valor da música popular.

Céu aberto
À primeira vista, tem-se a impressão de que Céu Aberto foi composta para retratar a triste história de amor de um casal.

E a vida continua
O título da canção já traz, em si, uma bela mensagem. Mas, como todas as demais, tem uma história.

Pedi e dar-se-vos-á
A história dessa música prova que Noel Rosa levou para consigo a facilidade que tinha em fazer música.

Faternidade
Composta em dezembro de 1.977. Alguns amigos (Flora Geni, Dionísio de Azevedo e Célia Helena) ficaram incumbidos de promover um evento na Federação, a Festa da Fraternidade, quando ocorria a entrega das carteirinhas aos alunos formados na escola de aprendizes.

Canção de natal
Composta em 1.977, ano da fundação do Grupo Noel.

Samba à luz da oração
Essa música surgiu de um teste na escola de médiuns da Federação Espírita do Estado de São Paulo, no fim do ano, ocasião em que indagaram como que Noel conseguia fazer samba em todos os lugares.

Abençoa-nos senhora
Essa canção surgiu na ocasião em que foi necessário mostrar aos trabalhadores a responsabilidade de um trabalho mediúnico, uma vez que estes estavam chegando para o trabalho atrasados e aflitos, por causa do horário.

Teu rosto
A presente canção é fruo da interpretação do Noel da oração dos jovens desencarnados em uma reunião de Evangelho de dia das Mães.

Sadia filosofia
Em uma reunião de Evangelho, algumas pessoas fizeram algumas indagações, sendo todas respondidas pelo Noel.

Divagações
Durante uma reunião de Evangelho, foram feitos comentários sobre a atuação da música. Noel, então, canta a canção da natureza na glorificação do Pai.

Mamãe eu estou aqui
Era Dia das Mães, e dezenas de criaturas choravam. Noel, para consolar e confortar esses corações interpreta o pensamento dos jovens, cantando que só o trabalho cristão consola o coração.

Chegada do almirante
Criada em uma reunião informal de adeptos da música, onde músicos, artistas e alguns jornalistas perguntaram como se reuniriam na espiritualidade.

Senhor Jesus
Essa canção nasceu de uma prece final dos Evangelhos realizados no Grupo Noel.

Pai nosso
Canção nascida a partir de uma prece criada para o encerramento dos Evangelhos.

 

2010:

São sessenta anos caminhando juntos na busca da melhora interior. São seis décadas buscando oferecer o que de melhor cada um deles possui ao mundo, para auxiliar na construção de um mundo mais humano, igual, digno, fraterno e amoroso.

Então, é chegada a hora de cada um seguir seu caminho, tomar seu rumo e continuar escrevendo sua história. Todos nós, que fomos brindados por essa bela parceria, só podemos dizer “obrigado”.

E a parceria, antes de cada um seguir seu caminho, oferece a todos nós essa singela e belíssima poesia, “findando” um trabalho maravilhoso, desenvolvido ao longo de seis décadas, e que rendeu muitos frutos, senão para a humanidade, para um grande número de pessoas que buscam se reformar e auxiliar na construção de um mundo melhor.

cross