A semente do Grupo Noel foi lançada em 1957, no encontro entre D. Maria de Lourdes Prestes Rosa e D. Martha Gallego Thomaz.

Naquela época, a Vó Martha estava vinculada às atividades mediúnicas e assistenciais da Federação Espírita do Estado de São Paulo e a Vó Lourdes, uma costureira dedicada ao seu lar, buscava na doutrina espírita o amparo espiritual que necessitava. Desse encontro, brotou uma amizade inspiradora e permanente.

Unidas pelo ideal de aliviar o sofrimento das pessoas, Vó Martha e Vó Lourdes começaram a realizar pequenas tarefas para angariar fundos e assistir aqueles que estavam precisando de ajuda – um trabalho incansável de assistência aos mais pobres, sempre amparado pela prática constante do Evangelho no Lar.

O pequeno núcleo que se reunia na casa da Vó Martha cresceu com a chegada de familiares das duas, de amigos e de amigos dos amigos. E assim a prática e o estudo do Evangelho se deram por mais de 20 anos.

Em 11 de agosto de 1977, como resultado desse esforço, foi fundado o Grupo Noel (nome que homenageia o espírito do compositor Noel Rosa) que se consolidou como uma entidade de assistência social de cunho espírita e se estabeleceu como uma casa para oferecer atendimento médico gratuito, principalmente a gestantes economicamente carentes.

Junto com o trabalho de assistência social, as Abelhinhas – como carinhosamente são conhecidas as senhoras voluntárias que fazem costuras e trabalhos manuais – iniciaram suas atividades, e até hoje elas contribuem para os nossos bazares.

Hoje, como entidade de assistência social, desenvolve diferentes atividades voltadas para pessoas e famílias socialmente excluídas. Como instituição de cunho espírita, mantém trabalhos de amparo espiritual e de formação na doutrina Espírita Kardecista para todos aqueles que necessitam ou desejam.

cross